A Eficácia da Aromaterapia em Indivíduos com Indicativos de Ansiedade
O estudo intitulado "Eficácia em indivíduos com indicativos de ansiedade" investigou a eficácia da aromaterapia no tratamento da ansiedade, utilizando o óleo essencial de lavanda . A ansiedade afeta milhões de pessoas globalmente, pode ser gerenciada por meio de terapias complementares, como a aromaterapia, que faz parte das Práticas Integrativas e Complementares do SUS. Estudos anteriores indicam que a lavanda possui propriedades sedativas, antidepressivas e ansiolíticas, atuando no sistema nervoso parassimpático.
Participantes e critérios de seleção:
Iniciou-se com a aplicação da escala HAD, um instrumento eficaz no rastreio de sintomas de ansiedade e depressão, sendo incluído no estudo os participantes que apresentaram escore igual ou superior a 12 pontos em relação à ansiedade.
Os participantes do estudo foram nove profissionais do sexo feminino do setor administrativo de um hospital no interior de São Paulo. Para manter o anonimato, eles foram identificados apenas com a letra "P" seguida de um número (P1 a P9).
Inicialmente, o estudo começou com 18 participantes (15 mulheres e 3 homens), mas alguns foram excluídos devido a alergias, falta de acuidade olfatória, férias, licença ou remanejamento de setor.
Composição do Óleo Essencial:
O óleo essencial combinado utilizado no estudo continha principalmente:
-Linalol (~30-45%)
-Acetato de linalila (~25-35%)
-Terpinen-4-ol (~2-5%)
-β-Cariofileno (~2-5%)
-Óxidos de Cariofileno (~1-3%)
Esses componentes que o óleo de lavanda contém, foram selecionados para tratar ansiedade, stress, insónia, dores musculares e infecções cutâneas.
O estudo destaca que a lavanda contém linalol e acetato de linalila, compostos responsáveis por seus efeitos sedativos, ansiolíticos e antidepressivos.
Metodologia:
O óleo essencial de lavanda foi aplicado por meio de difusão aérea, utilizando um difusor com 10 gotas do óleo essencial diluídas em 200 ml de água.
O estudo consistiu na exposição dos participantes ao óleo essencial de lavanda em um ambiente fechado, por meio de difusão aérea, durante 15 minutos, cinco dias por semana, ao longo de três semanas, com o difusor ligado previamente por 5 minutos para garantir uma dispersão uniforme no local.
Resultados:
A amostra final foi composta por nove participantes do sexo feminino. Os pontos iniciais de ansiedade variaram de 7 a 19. Após a intervenção, seis participantes apresentaram redução significativa dos níveis de ansiedade, dois mantiveram seus pontos inalterados e um teve aumento no nível de ansiedade, possivelmente devido a conflitos pessoais no período do estudo.
Os principais resultados incluem:
A maior redução foi de 68,4% dos pontos inicial.
Outros participantes tiveram reduções de 66,6%, 40%, 22,2% e 20%.
Dois participantes não apresentaram mudança nos pontos.
Um participante teve um aumento nos pontos, possivelmente devido a fatores externos.

Conclusão:
O estudo demonstrou que a aromaterapia com óleo essencial de lavanda pode ser eficaz na redução dos sintomas de ansiedade em indivíduos com os pontos elevados na escala HAD.
Após três semanas de exposição ao óleo essencial por difusão aérea, seis dos nove participantes apresentaram uma redução significativa nos níveis de ansiedade, dois mantiveram seus pontos inalterados e um participante teve um aumento nos pontos, possivelmente devido a fatores pessoais externos.
A pesquisa reforça que a lavanda possui propriedades calmantes, sedativas e ansiolíticas, sendo uma alternativa natural ao tratamento da ansiedade. No entanto, os autores destacam a necessidade de mais estudos científicos para aprofundar o entendimento sobre seus efeitos e seu uso terapêutico em diferentes contextos.
Fonte:
A fonte das informações apresentadas é o artigo:
DOS SANTOS, Nathália; MARQUES PINTO, Adriana Avanzi. "A eficácia da Arometerapia em Indivíduos com Indicativos de Ansiedade".Revista Brazilian Jounral of Development, v. 10, n. 10, 2024.
Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/73384